A caçada ao homem suspeito de ser o autor de um tiroteio em massa em Maine, nos Estados Unidos, chegou ao fim. Robert Card, acusado de ser o autor do crime, foi encontrado morto em Lisboa, Maine, conforme confirmado por várias fontes da aplicação da lei ao repórter Bob Ward da Boston 25 News1. O escritório do xerife do condado de Androscoggin confirmou que o suspeito foi encontrado morto1. Card é suspeito de abrir fogo em dois estabelecimentos comerciais em Lewiston, Maine, na noite de quarta-feira, matando 18 pessoas e ferindo outras 131.
Robert Card, de 40 anos, foi inicialmente identificado como uma pessoa de interesse nos tiroteios em um bar e uma pista de boliche em Lewiston, e agora é um suspeito de assassinato, disse a governadora de Maine, Janet Mills2. Centenas de policiais e investigadores se juntaram à busca pelo atirador que também feriu 13 pessoas2. O tiroteio em massa foi o 565º nos EUA em 2023 e o mais mortal até agora neste ano, de acordo com o Arquivo de Violência Armada2.
Os moradores de Lewiston, a segunda maior cidade de Maine, que fica a cerca de 30 milhas ao norte de Portland, e a vizinha Auburn foram aconselhados pelas autoridades a se abrigarem em casa. Muitas escolas e empresas também permaneceram fechadas2. A busca pelo suspeito continuou até que seu corpo foi encontrado em Lisboa, Maine1.
A busca pelo suspeito e a reação da comunidade
A busca pelo suspeito Robert Card mobilizou centenas de policiais e agentes do FBI, deixando os residentes de Maine em estado de choque e medo5. Grande parte da busca de quinta-feira se concentrou em uma grande propriedade pertencente a um dos parentes de Card em Bowdoin, uma área rural onde a família Card vive há gerações5. As vítimas do tiroteio incluíam pessoas de várias idades e ocupações, desde um aposentado que treinava uma liga juvenil de boliche até um gerente de bar e grill que morreu tentando enfrentar o atirador com uma faca de açougueiro5.
A comunidade de Lewiston e áreas vizinhas foram aconselhadas a permanecer em casa e muitas escolas e empresas permaneceram fechadas25. A Bates College em Lewiston também cancelou as aulas na sexta-feira e adiou a inauguração do primeiro presidente negro da escola5. As pessoas permaneceram atrás de portas trancadas em cidades a até 50 milhas (80 quilômetros) dos locais dos tiroteios5.
Consequências e reflexões sobre o incidente
O tiroteio em massa em Lewiston foi o 565º tiroteio em massa nos EUA em 2023 e o mais mortal até agora neste ano, de acordo com o Arquivo de Violência Armada2. O incidente chocou a comunidade e o país, levando a uma onda de apoio em Maine, em toda a Nova Inglaterra e em todo o país4. Legisladores de Maine expressaram rapidamente seu horror4. O representante democrata moderado Jared Golden reverteu sua objeção anterior a uma proibição de armas de assalto como a usada no ataque, chamando-a de um erro e se comprometendo a pressionar por uma4.
O presidente Joe Biden expressou seu desalento, dizendo: “Mais uma vez, nossa nação está de luto após mais um tiroteio em massa sem sentido e trágico”4. Ele e a primeira-dama Jill Biden estavam orando pelos americanos que perderam suas vidas, pelos que ainda estavam em cuidados críticos e pelas famílias, sobreviventes e membros da comunidade sofrendo choque e luto4. O incidente levanta questões sobre a segurança e a legislação sobre armas nos Estados Unidos, e é um lembrete trágico da frequência e da devastação dos tiroteios em massa no país.