Os organizadores da Maratona e Meia Maratona de Lisboa estão satisfeitos com os resultados das provas realizadas recentemente. Carlos Móia, presidente do Clube Português de Maratonas, justificou a mudança nos horários de início das provas por questões de segurança e parabenizou a organização pelos “resultados positivos”1.
Resultados das provas
Na maratona, os etíopes Birhan Tesfaye e Aberu Mulisa venceram as provas masculina e feminina, respectivamente. O melhor português na maratona foi José Silva Sousa, que terminou em 10º lugar com um tempo de 2:25:071. Na meia maratona, o queniano Abraham Cheroben e a etíope Enatnesh Tirusew venceram as provas masculina e feminina, respectivamente1. Rui Pinto foi o melhor português na meia maratona, terminando em 6º lugar com um tempo de 1:04:22, e a melhor portuguesa foi Susana Godinho, com um tempo de 1:13:121.
Adaptações devido ao calor intenso
Devido ao calor intenso previsto, a organização decidiu antecipar os horários de início das provas. A Meia Maratona começou às 9h na Ponte Vasco da Gama e terminou na Praça do Comércio, contando com 10.500 corredores inscritos e começando uma hora e meia mais cedo do que o inicialmente planejado1. A Maratona, que começou em Cascais, passou por Oeiras e terminou na Praça do Comércio em Lisboa, contou com 6.000 corredores inscritos e começou às 7h, uma hora mais cedo do que o inicialmente previsto1.
Os vencedores das provas elogiaram o percurso e a organização do evento. Birhan Tesfaye, vencedor da maratona masculina, disse estar “muito feliz” com a vitória e adorou correr com tantas pessoas nas ruas1. Abraham Cheroben, vencedor da meia maratona masculina, também elogiou o percurso, afirmando que “foi uma corrida muito boa, um percurso muito bom e estou muito feliz com a vitória e o tempo que alcancei”1.