O visto de nômade digital é uma modalidade de visto criada especificamente para profissionais de outros países que têm a capacidade de trabalhar remotamente. Em outras palavras, a pessoa pode trabalhar de casa ou de qualquer outro lugar usando apenas a internet ou um celular ou computador. Ela pode trabalhar de qualquer lugar e o melhor de tudo é que é adequado para qualquer cidadão estrangeiro que trabalhe remotamente2.
Requisitos para o Visto de Nômade Digital
Qualquer cidadão estrangeiro que trabalhe remotamente tem o direito de solicitar este visto. No entanto, este estrangeiro não pode prestar serviços a empresas que estão aqui em Portugal. Outro requisito que talvez seja mais complexo é a comprovação de renda. Você terá que reunir tudo que comprove que você ganha pelo menos quatro salários mínimos portugueses mensalmente. Se você é um freelancer, por exemplo, vai lá e pega os contratos que fez ou todos os documentos que mostram a prestação dessa atividade para seus clientes. Pode ser também um acordo de parceria ou uma proposta escrita para um contrato de prestação de serviço2.
Processo de Solicitação e Duração do Visto
Uma vez aprovado para o visto, você pode ficar em Portugal por até quatro meses. No entanto, durante esses quatro meses, você estará solicitando sua autorização de residência. Esta autorização de residência durará dois anos e é renovável por mais três anos. Depois de cinco anos vivendo legalmente em Portugal, você pode solicitar a residência permanente. Este é um dos poucos vistos de nômade digital que levam a uma residência permanente3.
Em resumo, o visto de nômade digital em Portugal é uma excelente opção para profissionais que trabalham remotamente e desejam viver em Portugal. Com requisitos claros e a possibilidade de residência permanente após cinco anos, este visto oferece uma oportunidade única para nômades digitais de todo o mundo.