Portugal está a desenvolver uma nova linha de comboio de alta velocidade que ligará Elvas a Évora, reduzindo o tempo de viagem entre Lisboa e a fronteira com a Espanha. A linha de 100 km fará parte de um projeto maior que visa ligar Madrid e Lisboa através de uma linha de alta velocidade. Atualmente, a linha de alta velocidade Madrid-Extremadura está em construção em Espanha, com o objetivo de ligar Madrid e Badajoz. A extensão desta linha até Portugal, chamada de linha de alta velocidade Lisboa-Madrid, faz parte da rede ferroviária de alta velocidade Trans-Europeia.
Embora não haja uma data específica para a conclusão da linha de alta velocidade entre Madrid e Lisboa, o governo português planeja iniciar a operação de um serviço de comboio de alta velocidade entre Lisboa e Badajoz (Espanha) em 2024, utilizando uma nova linha de alta velocidade de 90 km entre Évora e Elvas. A linha de alta velocidade Lisboa-Porto também está em desenvolvimento, com a construção prevista para começar em 2024. Essa linha permitirá velocidades de até 300 km/h, reduzindo o tempo de viagem atual entre Lisboa e Porto de 2 horas e 49 minutos para 1 hora e 15 minutos.
No entanto, ainda não há um serviço direto de comboio entre Madrid e Lisboa. Atualmente, os passageiros precisam fazer uma combinação de três comboios para percorrer os 737 km entre as duas capitais. A construção de novas linhas de alta velocidade em Portugal e Espanha pode eventualmente levar a um serviço de comboio de alta velocidade entre Madrid e Lisboa, possivelmente a partir de 2024.
Se deseja traduzir o artigo completo para o português, pode contratar um tradutor profissional em plataformas como Fiverr ou PeoplePerHour.